Pesquisar
Close this search box.

UFG inaugura Escola de Pós-Graduação durante semana de celebração dos 63 anos da Universidade

Lançamento da Escola reúne autoridades e destaca avanços na capacitação universitária

No último dia 13 de dezembro de 2023, foi realizado o lançamento da Escola de Pós Graduação da UFG. O evento contou com a participação da Reitora Angelita Pereira de Lima e outras autoridades acadêmicas que proferiram um discurso marcante sobre as expectativas, objetivos e o papel estratégico da escola. A iniciativa trata-se de um marco para a Universidade, uma vez que a criação da EPG representa o compromisso com a excelência educacional e o aprimoramento da capacitação, além de fortalecer o ensino superior e suas vertentes de pesquisa, ensino e inovação.

Em um movimento valoroso e ousado de contribuição para o crescimento do cenário educacional no país e principalmente no estado de Goiás, o lançamento da Escola de Pós, simboliza um marco significativo para UFG e para Pró-Reitoria de Pós Graduação (PRPG), no ano em que a UFG completa 63 anos de entrega de compromisso social com a educação, pesquisa, extensão, inovação, diversidade e internacionalização.

Resultado da mobilização de esforços e competências diversas da gestão da Universidade e parcerias institucionais, a Escola de Pós, vem somar esforços como uma nova ação de excelência para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades, competências e conhecimentos em cursos, com foco nas especializações lato sensu.

Foto: Comunicação PRPG.

A cerimônia, realizada no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, reuniu gestores, coordenadores, professores e membros diversos da comunidade acadêmica, para celebrar o avanço significativo quanto à melhor oferta de capacitações na Universidade. A solenidade contou também com a presença do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede CIAR/UFG, que realizou a apresentação inicial do projeto que está sendo desenvolvido para ao site da Escola.

Foto: Comunicação PRPG.

Durante a abertura do evento, o diretor da Escola de Pós-Graduação, professor Cleidinaldo de Jesus Barbosa destacou a iniciativa coordenada pela PRPG, sublinhando os objetivos que orientam para o sucesso da nova ação empreendida. “Nossa iniciativa, coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, tem como objetivo principal ampliar a divulgação dos cursos, fortalecer a capacitação dos discentes, prospectar contratos e convênios com outras instituições e, acima de tudo, oferecer suporte essencial às coordenações de curso”, afirmou Cleidinaldo.

Foto: Comunicação PRPG.

A diretora geral de pós-graduação lato sensu, Dra. Larissa Matuda Macedo, enfatizou os esforços realizados desde 2018 para melhorar o ambiente de pós-graduação na UFG, e reiterou ainda o compromisso com a qualidade e o acesso à capacitação lato sensu. “Estamos buscando uma estrutura mais robusta, alinhada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, para oferecer apoio, divulgação e acompanhamento aos alunos, visando reduzir a evasão e atrair novos estudantes,” enfatizou Larissa.

Foto: Comunicação PRPG.

O pró-reitor de pós-graduação, Felipe Terra Martins, expressou a confiança quanto ao potencial transformador da Escola, destacando a capacidade em atender diversas demandas de trabalho, proporcionando uma formação rápida e de qualidade. “A especialização tem o potencial de qualificar de forma rápida, eficaz, eficiente e dinâmica”, afirmou Felipe.

Foto: Comunicação PRPG.

O evento foi encerrado após o discurso da reitora, que destacou a importância dos gestores, coordenadores e professores para a implementação bem-sucedida de projetos na Escola de Pós-Graduação. Ela enfatizou também, o papel da EPG no cenário político de desenvolvimento atual. “A universidade ao lançar a Escola de Pós, se integra definitivamente ao contexto de programas e projetos lançados pelo governo federal, através do MEC,” afirmou Angelita.

A reitora concluiu destacando a importância da educação continuada lato sensu na promoção de um acesso flexível, rápido e qualificado, salientando a existência de um significativo esforço interno para transformar a visão equivocada sobre a lato sensu, que precisa ser reconhecida como uma qualificação valiosa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pesquisar

Envie sua mensagem para nossa equipe​